REQUALIFICAÇÃO URBANA DE S.MARTINHO DO PORTO ( CONT.)
2 - O OUTEIRO - Parte mais antiga de S. Martinho
Vejam bem em que estado está o antigo deposito da agua... estão constantemente a cair pedaços!
O estado em que estão as ruas é como podem ver... buracos por todo o lado!
Não só é terrivelmente feio, como se torna cada vez mais dificil andar a pé por lá, pois estamos sempre a correr o risco de dar uma torcidela nos pés!
Uma fonte Centenária e lindíssima, completamente abandonada! Era desta fonte que antigamente a população de abastecia para suas casas. É uma das primeiras feitas pela já extinta "Lusalite". A sua agua é optima, mas assim, sem recuperação, mais dia menos dia, cai e desapareçe...
3 - CAIS
O estado em que está o piso do nosso Cais é perfeitamente incrivel! Durante as obras de requalificação, levantaram o piso para colocar nova tubagem, mas voltar a colocar o chão minimamente passeável, é que não fizeram...
Onde está o marco que anteriormente estava no inicio do cais ( tempo de D. Miguel e colocado na inauguração do cais)? Agora, como podem ver, existe uma placa de cimento em cima... O que se passa? Na volta, como outras coisa, já está a decorar o jardim de alguém "mais esperto"...
4 - PARQUE INFANTIL
Onde estão os prometidos Balneários? Será que as pessoas vão ter de continuar a fazer filas nos cafés para irem à casa de banho? Como já muitos de nós vimos, excursões a chegarem e as pessoas delicadamente a perguntar onde são os WC e nós, envergonhados, até inventamos e dizemos... estão em obras... para não termos de dizer a verdade que é: não existem!
A divisão entre o Parque e a rua continuarão a ser estes arbustros completamente mortos? Já tiveram tempo que baste para ver que estas plantas "não pegam".... neste momento é lixo!
O problema é que qualquer bébe ou criança se escapa para a estrada com a maior das facilidades...
Segundo a opinião geral, nem todos os intretenimentos são para as mesmas idades, e que alguns até são perigosos para os mais novos - o tronco que roda por exemplo. Por que não colocar algo a dizer as idades a que se destinam?
No meu anterior "post" sobre a Marginal esqueci de mencionar o seguinte sobre as arvores: Está escrito em acta da Assembleia de Freguesia de ha mais ou menos um ano e foi tambem dito em Assembleia Municipal, que um morador de São Martinho, ofereçe 50 arvores para a Marginal e Miradouro. Por que não foram aceites? Será que daí não se tirava algum beneficio? O doador nem sequer disse ou exigiu ser da espécie "tal", apenas disse : eu ofereço...
Não podemos deixar escapar situações como esta de uma excelente doação.
O que me pareçe é que tudo isto anda "sem Rei nem Roque"... Perguntamos alguma coisa nas reuniões de Junta ou Assembleias e a resposta é sempre: a requalificação não é connosco é com a Camara... Não será que o Executivo da Junta devia estar sempre em conversações com alguem responsável pela Obra e até ir acompanhando o que vão fazendo? Ui, se calhar é pedir muito... tem muito que fazer... aquele Parque de Campismo tira-lhes o tempo todo!
Acabaram de me dizer que ontem corria a céu aberto um esgoto de entre as pedras que estão no inicio do cais directamente para a praia... Será que é verdade? Vou tentar saber melhor e se for o caso, não nos faltava mais nada...
Penso que a "grande prova" dos novos esgotos vai ser durante o mês de Agosto, com a maior afluencia de pessoas. Veremos como estão a funcionar... esperemos que não começe a sair nada pelas sanitas!
Tambem hoje verifiquei e confirmei que não vão mexer na Rua em frente ao Café Samar e na Rua em frente ao antigo cinema (R. Dr.Rafael G.Graça)! Sendo assim, falharam no que estava prometido! E as cheias vão continuar, a agua a entrar pelo café e pelas lojas dentro e toca a comprar botas de borracha para atravessar a rua... Pareçe mentira, mas, é a verdade nua e crua.
Meus amigos, já estou como o António Ingles que comentou no post anterior e que eu até aconselho a ler, óptimo que o Jornal Expresso escolha a fotografia da nossa Baía como primeira de um trabalho extraordinário que vão fazer, mas de S. Martinho, que continue a ser aérea, porque se focam mais abaixo... ui ... nem pensar!