Monday, March 31, 2008

REQUALIFICAÇÃO URBANA DE S.MARTINHO DO PORTO ( CONT.)


2 - O OUTEIRO - Parte mais antiga de S. Martinho

Vejam bem em que estado está o antigo deposito da agua... estão constantemente a cair pedaços!



O estado em que estão as ruas é como podem ver... buracos por todo o lado!
Não só é terrivelmente feio, como se torna cada vez mais dificil andar a pé por lá, pois estamos sempre a correr o risco de dar uma torcidela nos pés!




Uma fonte Centenária e lindíssima, completamente abandonada! Era desta fonte que antigamente a população de abastecia para suas casas. É uma das primeiras feitas pela já extinta "Lusalite". A sua agua é optima, mas assim, sem recuperação, mais dia menos dia, cai e desapareçe...


3 - CAIS

O estado em que está o piso do nosso Cais é perfeitamente incrivel! Durante as obras de requalificação, levantaram o piso para colocar nova tubagem, mas voltar a colocar o chão minimamente passeável, é que não fizeram...
Onde está o marco que anteriormente estava no inicio do cais ( tempo de D. Miguel e colocado na inauguração do cais)? Agora, como podem ver, existe uma placa de cimento em cima... O que se passa? Na volta, como outras coisa, já está a decorar o jardim de alguém "mais esperto"...

4 - PARQUE INFANTIL

Onde estão os prometidos Balneários? Será que as pessoas vão ter de continuar a fazer filas nos cafés para irem à casa de banho? Como já muitos de nós vimos, excursões a chegarem e as pessoas delicadamente a perguntar onde são os WC e nós, envergonhados, até inventamos e dizemos... estão em obras... para não termos de dizer a verdade que é: não existem!

A divisão entre o Parque e a rua continuarão a ser estes arbustros completamente mortos? Já tiveram tempo que baste para ver que estas plantas "não pegam".... neste momento é lixo!
O problema é que qualquer bébe ou criança se escapa para a estrada com a maior das facilidades...
Segundo a opinião geral, nem todos os intretenimentos são para as mesmas idades, e que alguns até são perigosos para os mais novos - o tronco que roda por exemplo. Por que não colocar algo a dizer as idades a que se destinam?



No meu anterior "post" sobre a Marginal esqueci de mencionar o seguinte sobre as arvores: Está escrito em acta da Assembleia de Freguesia de ha mais ou menos um ano e foi tambem dito em Assembleia Municipal, que um morador de São Martinho, ofereçe 50 arvores para a Marginal e Miradouro. Por que não foram aceites? Será que daí não se tirava algum beneficio? O doador nem sequer disse ou exigiu ser da espécie "tal", apenas disse : eu ofereço...

Não podemos deixar escapar situações como esta de uma excelente doação.
O que me pareçe é que tudo isto anda "sem Rei nem Roque"... Perguntamos alguma coisa nas reuniões de Junta ou Assembleias e a resposta é sempre: a requalificação não é connosco é com a Camara... Não será que o Executivo da Junta devia estar sempre em conversações com alguem responsável pela Obra e até ir acompanhando o que vão fazendo? Ui, se calhar é pedir muito... tem muito que fazer... aquele Parque de Campismo tira-lhes o tempo todo!

Acabaram de me dizer que ontem corria a céu aberto um esgoto de entre as pedras que estão no inicio do cais directamente para a praia... Será que é verdade? Vou tentar saber melhor e se for o caso, não nos faltava mais nada...
Penso que a "grande prova" dos novos esgotos vai ser durante o mês de Agosto, com a maior afluencia de pessoas. Veremos como estão a funcionar... esperemos que não começe a sair nada pelas sanitas!

Tambem hoje verifiquei e confirmei que não vão mexer na Rua em frente ao Café Samar e na Rua em frente ao antigo cinema (R. Dr.Rafael G.Graça)! Sendo assim, falharam no que estava prometido! E as cheias vão continuar, a agua a entrar pelo café e pelas lojas dentro e toca a comprar botas de borracha para atravessar a rua... Pareçe mentira, mas, é a verdade nua e crua.

Meus amigos, já estou como o António Ingles que comentou no post anterior e que eu até aconselho a ler, óptimo que o Jornal Expresso escolha a fotografia da nossa Baía como primeira de um trabalho extraordinário que vão fazer, mas de S. Martinho, que continue a ser aérea, porque se focam mais abaixo... ui ... nem pensar!

14 Comments:

Blogger São said...

Sem palavras, sequer!
Abraços.

8:49 AM  
Blogger Isamar said...

Que excelente post. S.Martinho precisa de arranjos sérios! Tu sabes e eu sei quem dava um jeito nisto tudo. Olha eu não sou freguesa daí porque se o fosse nem tinha dúvidas. Ai, o nosso António dava conta do recado.

Beijinhossssss mil e tantos.

8:53 AM  
Blogger Carminda Pinho said...

Aramis,
então e a Câmara, não faz nada?

Obrigada pela visita.
Beijos

11:36 AM  
Blogger Maria Clarinda said...

Nada como um grito fotográfico e as tuas palavras...Manda para a Câmara ameaça que vais publicar, vais ver logo ,logo eles começam!
Jinhos mil

12:13 PM  
Blogger Maria Clarinda said...

This comment has been removed by the author.

12:13 PM  
Blogger António Inglês said...

Boa noite Aramis

Não sei que comentário eliminaste mas fiquei curioso.
Provavelmente de alguém que não se identifica com estas reclamações e até bate palmas à acção desta Câmara.
Eu, no fundo nem acho que a requalificação da marginal esteja muito feia, mas sabes, se eu mandasse, só poderia fazer obras quem as sabe fazer em concreto.
As que temos por cá, servem (?) sabe Deus quem, ou melhor, ao Arquitecto que a idealizou ela serviu na perfeição.
Quanto ao resto, pois minha amiga, falta tudo o que poderia sustentar tamanhas obras.
Faltam os parques de estacionamento, faltam os balneários, faltam as alternativas rodoviárias ao facto de o trânsito agora só se fazer num sentido na marginal, faltam as árvores que prometeram cá pôr, quer na marginal, quer no adro, falta a tal piscina, ah já me esquecia, o Presidente da Câmara quer fechar o Parque para que nele apareça uma e com um Hotel ao lado, falta o saneamento básico na freguesia toda, falta o Centro de Saúde que nos disseram que a Câmara estaria a negociar com a Caixa de Crédito Agrícola a loja onde iria ser implantado o novo Centro de Saúde, tendo até vindo vê-la técnicos da Saúde, técnicos da Câmara, elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia e não sei mais quem, que teriam dado um parecer favorável às instalações, mas que afinal estariam entretanto à espera do parecer técnico da Saúde de Leiria, pois dantes o de Lisboa bastava. Agora como li num jornal da região, o Centro de Saúde afinal poderá ser uma compensação dada a S. Martinho pelo facto de o Aeroporto inicialmente previsto para a Ota, ter sido desviado para Alcochete. Ou seja, mais um motivo para evocarem nova espera e quem se vai "lixando" a ter de subir a este velho CS de São Martinho do Porto, são os nossos velhotes, que têm de ser levados ao colo, os bébés que têm de deixar os carrinhos na rua porque não cabem, os doentes que lá se dirigem de maca, que têm de ser levados de qualquer maneira porque a maca não sobe.
Mas há mais, queres saber?
Quando se acabam as obras do Gimno Desportivo que a Câmara não aceita como pronta porque o empreiteiro não acabou a renovação contratada,e o empreiteiro não a acaba porque diz que a Câmara não lhe pagou e lhe ficou a dever dinheiro. Engraçado não é? Isto já para não falar do primeiro empreiteiro a quem entregaram o obra, mas que estava falido, ou será o mesmo?
E uma nova escola primária? E um novo centro de apoio à terceira idade que se destine efectivamente às famílias carenciadas desta terra? E para quando a despoluição da Baía que até já está em marcha há muito tempo? E porque teriam sido desligados os focos do paredão da praia? Falta de pagamento ou não servem os objectivos? E as obras do cruzeiro e da Capela de Stº António prometidas? E..... por aí fora que nunca mais acabava...
Agora esperemos todos pelo desenvolvimento à volta do encerramento do Parque de Campismo e de uma alternativa credível para aquele espaço, que fico cheio de curiosidade em saber o que lá se vai fazer...
Será que se irá repetir um outro episódio de um célebre terreno vendido por este executivo da Junta a preços de revenda, valendo tostões e que logo a seguir vale milhões?
Minha querida amiga, tantas coisas que se deveriam ainda falar e que estão caladas. Lembro-me por exemplo da Fundação Clérigo, para quando as alterações que se impõem?
E mais não digo, pois já é muito.
Quanto às opiniões das nossas amigas, em especial da sophiamar, são mesmo de uma grande amiga, mas honestamente eu não seria a pessoa certa nem a indicada.
Por outro lado, já uma ou duas vezes a população de São Martinho achou por bem que eu não lhes merecia essa confiança e por isso jamais terá nova oportunidade de me voltar a dizer que não.
Cada povo tem o governo que merece, por isso até acho que nem deve protestar pois quem lá está, foi sufragado nas urnas e deve ser respeitado por isso.
Apenas a Freguesia de São Martinho não merece ter ao leme dos seus destinos, quem praticou tantas ilegalidades e irregularidades, devidamente comprovadas num relatório enviado ao Ministério Público, e que se mantém protegida de forma inexplicável deixando ficar no ar e na cabeça de todos que afinal o crime compensa...
Lamentável...
Deixo-te um abraço e peço-te desculpa por tanta prosa mas esta tua postagem merecia.
António Inglês

3:10 PM  
Blogger São said...

Venho deixar-te um abraço, amiga!

11:23 AM  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Fico arrepiada ao ver as imagens e lero nosso António! Que pena que este povo se deixe levar...que pena o poder que "eles" têm e que nos fazem continuar a defender a luta necessária...porque só com a luta se podem alterar estas coisas...não há outro caminho...beijocas...

1:59 AM  
Blogger Jorge P. Guedes said...

Olá, Aramis!

Paasei por cá para matar saudades, como dizias tu outro dia.

e que vejo! Um s. marinho do porto, terra tão agradável do oeste assim tratada! Que coisa mais triste!
O que faz a Câmara? Nada? fico mesmo impressionado com o estado a que chegaram as coisas que mostras!

Um bom domingo e haja maior decência nos senhores da autarquia!
A menos que haja razões que desconheço!

UM ABRAÇO.

1:38 PM  
Blogger São said...

Feliz semana, linda.

5:19 AM  
Blogger Um Momento said...

E assim vai o nosso Portugal
( S. Martinho )... no seu "melhor"

Beijo grande minha Querida Aramis

Desejo-te uma Linda semana:)

(*)

3:00 PM  
Blogger São said...

Tudo de bom , amiga!

3:00 PM  
Blogger António Inglês said...

Olá Aramis

Finalmente saído do silêncio a que me impus durante uns dias por razões que a razão desconhece.
Tudo está bem quando acaba bem e ora, cá estou de volta.
Em primeiro lugar, diz-me, quero saber. Como está o teu Pai? E a tua Mãe? A ele ontem vi-o na Samar, mas a ti não, nem vestígios. Também andas fugida? Não me parece porque te vejo o carro e por isso deixas rasto, mas de ti nem sombras.
Olha minha querida amiga, neste dia , muito especial para mim, não sei se te hei-de desejar uma óptima semana, se um bom fim de semana...
talvez melhor seja um até logo.
Para que fiques ainda melhor informada sobre as postagens que fizeste neste teu espaço sobre a requalificação de São Martinho do Porto, vou deixar-te um desafio.
Pois minha amiga, abriu há poucos dias a rua paralela à marginal, que nos leva desde o largo da Samar até ao antigo largo do Turismo. Toda novinha, piso escorregadio tal como o resto da marginal, empedrado claro, (lembrar-me eu que foi Salazar que mandou utilizar nas ruas e calçadas o empedrado e que demorou anos a ser substituído por ser perigoso para a condução), e percurso muito estreito e limitado.
Dá para circular um só veículo e daí não vem mal ao mundo porque a rua só tem mesmo um sentido.
Pois muito bem, depois do muito dinheiro feito na obra, já prontinha e acabada, aqui fica o meu desafio: Pede aos Bombeiros para fazerem o seguinte percurso com um dos seus veículos pesados, não me refiro ao "jipes", refiro-me aos auto-tanques: Partam do Super- Linda, em direcção ao largo da Samar, virem à esquerda pela novíssima via agora requalificada, e tentem seguir até ao fim da rua, isto é, até ao novo largo do Jardim. Conseguirão? Sabes a resposta? Pois minha amiga, receio que não passem da segunda curva pois os veículos pesados não conseguem curvar ali.
Quer isto dizer que se houver um fogo naquela artéria, os Bombeiros terão de fazer acrescentos às mangueiras pois os carros não chegam lá. Isto numa rua acabadinha de ser requalificada!!!!
E esta heim? É boa não é?
Mais uma elevada prova de bom senso e boa gestão...
Já agora só mais uma dicasinha....
Disseram-me que as obras do elevador estavam paradas... porque segundo dizem os responsáveis terá havido um desentendimento entre os sócios da empresa construtora...
Será? Ou este será mais um caso semelhante ao Gimno-Desportivo?
E logo uma obra que para ser feita fechou praticamente a rua dos cafés há mais de.... muitos meses..... ajudando a acabar com o pequeno comércio que nela existia...
Que país é este minha amiga?
Eu não fico admirado apesar de tudo, pois como de resto sabes, depois de tudo o que de mau se tem passado na "nossa" terra, de ter ficado provado que existiram irregularidades e ilegalidades, tudo vai ficar impune e se calhar até acabarão por erigir uma estátua aos ilustres autores desta gestão desastrosa desta freguesia.
Também, um país que ouve um presidente de um clube, que ele teima em empurrar para a condição de clube regional, acabado de se sagrar campeão nacional, ter um discurso daqueles, inflamado, incitador de violência, apelidando tudo e todos de vermes, mostrando o seu ódio ao Sul e às suas gentes,que mais pode esperar este país à beira-mar plantado?
E se fosse-mos todos para o Brasil?
E se mandasse-mos receber as viagens ao tal clube? Talvez depois aparecessem as facturas na sua contabilidade e se diga que foi engano.... quem sabe?
São coisas que podem calheiros....
perdão, calhar, enganei-me na palavra.
Que lindo está o nosso Portugal, que agora é mesmo todo um Portugal dos pequeninos com gente desta, e já não se fica o denominado e célebre Parque Infantil só em Coimbra.
Faz-me o favor de te portares bem e se precisares de algo, basta telefonares pois ainda vou ganhando para pagar a conta do telemóvel...
Beijocas.
António.

1:29 AM  
Blogger Mr. Peter said...

Parece campanhã ileitoral. Mas fica aqui os meus parabéns pela requalificação.

3:10 PM  

Post a Comment

<< Home