Saturday, March 29, 2008

REQUALIFICAÇÃO URBANA DE S.MARTINHO DO PORTO


Pois meus amigos, hoje o "Jornal Expresso" iniciou um trabalho em que vai apresentar umas boas centenas de fotografias aéreas de Portugal, e, logo no primeiro dia e na primeira imagem, deram-nos a honra de apresentar a nossa lindíssima Concha de S. Martinho do Porto... É realmente uma maravilha da natureza!
(Ver em detalhe no blog www.s-martinho-do-porto.blogspot.com)

E eu... tenho andado ultimamente a olhar bem cá em baixo e com "os pés bem assentes na terra" todo o trabalho efectuado até agora na dita "Requalificação urbana". Passo a partilhar convosco algumas situações com que me deparei e me inquietaram bastante.
Por outro lado, mostro-vos também em que estado está a parte mais antiga da Vila - o Outeiro - com o seu depósito da água, na esperança de daqui a algum tempo poder dizer e até mostrar, afinal não tinha razão... tudo se resolveu e está tudo bem. Serei a primeira pessoa a "dar o flanco"...

Os encarregados da obra informaram na passada semana que acabando de calcetar o que falta (pouco) já não fazem mais nada na marginal e na zona baixa, que vão passar rápidamente para o Largo do Miradouro, onde chega o elevador e que ali vão começar uma nova fase de trabalho: Requalificação do Largo e da Rua José Bento da Silva, que termina na Igreja Paroquial.
Foi no fundo esta informação que me assustou e me fez pensar : cá para mim muita coisa vai ficar a meio!

Vou dividir esta exposição por partes ( Marginal, Parque Infantil, Cais e Outeiro) e aguardo os vossos comentários pois sem eles, não trocamos ideias, não "mexemos no assunto" como é habito cá no burgo...

1 - MARGINAL


Estas dezenas de buracos com areia espalhados pela Marginal serão para plantar mais arvores, ou será que ficam só até à entrada de S. Martinho ( de quem vem da estrada da Nazaré)?
Ha cerca de oito meses assisti à chegada deles, mas depois de tirados fora do camião, aperceberam-se que tinham "bicho" e toca a arrecadar tudo outra vez dentro do camião e a voltar para trás! Até agora, está como podem ver...



Portanto de momento, existem pinheiros plantados desde o cais até onde podem ver, depois apareçem os tais buracos que vão quase até à zona dos faróis...

A ciclovia não tem qualquer tipo de sinalização como podem verificar ( só se chamam sinal a bicicleta que está pintada a branco no chão...) e já entrou em funcionamento no verão passado.

A iluminação será somente a luz fosca e amarelada que sai dos cogumelos implantados no passeio do lado esquerdo?

Os focos que foram colocados no muro da praia estão apagados desde Agosto, o que terá acontecido?

Aceito esclarecimentos, pois serãos sempre uma mais valia para todos nós, sobretudo aqueles que acreditámos num "sonho"....

Um grande abraço e tenham um bom fim de semana!

3 Comments:

Blogger António Inglês said...

Aramis

Boa noite querida amiga. Ora ainda bem que falas-te na requalificação de São Martinho do Porto.
Eu passo a esclarecer-te. Esta requalificação trouxe benefícios (trouxe?) à terra. Sim, é verdade, a terra está mais bonita...(está?).
Mas vamos lá por partes. O piso de paralelípípedos é horrível e está a levantar com frequência (especialmente junto às tampas de esgoto)o que irá trazer a quem por ele circula graves consequências.
A ciclo-via, inicialmente construída para andar de bicicleta e a pé também, está mal sinalizada. A cor do pavimento deveria ser bem marcante e elucidativa do fim a que se destina. Não tem protecções nem está assinalado no pavimento o fim a que se destina.
Tem servido muitas vezes para alguns veículos automóveis estacionarem pois não percebem a finalidade daquela via. Eu até já vi fazerem-se ultrapassagens por cima delas sem qualquer problema.
Os tais buracos de que falas, serviriam para lá por árvores, as quais tiveram várias espécies plantadas para ver qual delas seria a melhor. Pois bem, a brilhante conclusão foi a de que pinheiros seria a melhor para ser plantada em toda a marginal. Curiosamente, só existem pinheiros plantados desde o cais até um pouco mais à frente do Hotel Palace do Capitão. Porque será? Provavelmente terão falhado a entrega das restantes e por isso nos buracos em falta, como sabes, já lá nasceram couves e outros legumes. Afinal, São Martinho não é só praia, também tem população (pouca) que vive da agricultura.
Vou deixar aqui uma sugestão, pois se os buracos não servirem para mais nada que se façam "urinóis" para os cãezinhos que as tias levam a passear à marginal.
Voltando aos pinheiros, não sei se já reparaste na resina que está no chão, e que eles deixam cair, tingindo as pedras. Serão efectivamente as árvores mais indicadas para esta nossa linda marginal?
Dos cogumelos nem falo, pois sei que servem alguns moradores da marginal que desta forma não sentem necessidade de acender a luz em suas casas pois a proximidade destes é suficiente. Portanto, objectivamente, foram bem idealizados e dão uma óptima luz.
Quanto aos projectores do paredão da praia e que se encontram fechados desde Agosto. Corre em São Martinho o boato que estariam fechados por falta de pagamento. Será? Não acredito. Fico-me mais pelo motivo de que alguém relacionado com quem os idealizou, terá verificado que o resultado era nulo e pouco atraente, pelo que foi melhor desligá-los. Ou então verificaram que a conta da luz era muito elevada, e como a Junta está endividada até aos cabelos, não foram de modas... desliga-se!
Mas este motivo deixa-me com alguns macaquinhos na cabeça. Por esta razão não deve ser de certeza.
E sabes porquê? Porque se está a construir um elevador que irá ter uma manutenção elevadíssima e portanto os responsáveis terão pensado e planeado tudo até ao mais ínfimo pormenor. Deve haver dinheiro então e por falta de pagamento ou por custos elevados, os ditos projectores não terão sido desligados... penso eu de que...
Ora bem, poderemos continuar a falar de requalificação. Parques de estacionamento onde estão? Conheço alguns por Salir do Porto e por Alfeizerão mas esses ficam um bocado deslocados. Não existem nem sei se irão existir. Claro que no papel e nas promessas existirão.
Pois será bom que estes nossos amigos do Jornal Expresso façam as fotos lá por cima, que de lá não se vislumbram as falhas...
Li também que como contrapartida pelo facto de o Aeroporto não ter sido construído na Ota, o nosso Centro de Saúde seria uma recompensa por essa perda...
Não entendo. Então a Câmara de Alcobaça não estava já a negociar com a Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça para aquisição do local onde ele iria ser colocado? E não foi dito que se estava só à espera de um novo parecer da Delegação de Saúde?
Então agora reaparece como compensação? Andam a "mangar" connosco e há muito tempo.
Por ironia do destino tenho tido necessidade de me deslocar ao "velho" centro de saúde e sinceramente, tenho de dar os parabéns a quem lá trabalha naquelas condições vergonhosas
Pois minha querida aramis, esta minha prosa já vai longa e apetecia-me ficar aqui a falar contigo sobre mais coisas interessantes de São Martinho do Porto, mas nunca mias pararia.
Irão recomeçar as obras de requalificação do Adro (acabá-las penso) e começarão também as obras da rua até à Igreja. Vamos ver como tudo isto irá acabar.
Só mais uma coisa. Falas no velho depósito de água... Não sei se já reparaste que estão a cair bocados lá de cima sem que ninguém tome as devidas precauções.
Acabo com algumas perguntas:
-Onde estão as obras prometidas no cruzeiro e na capela de Stº António?
-Onde está o saneamento em toda a Vila?
-Onde estão as obras no mercado que não tem condições de higiene para continuar a laborar?
-Onde estão casas de banho públicas na Vila? Nos cafés? Mas esses não são particulares?
-Onde está uma postura de trânsito a sério em São Martinho?
-Onde estão incentivos ao comércio?
-Onde estão aquelas muitas lojas abertas que o executivo camarários diz que abriram nos últimos anos? Não fecharam todas ou quase todas?
-Onde está uma sala de espectáculos para a Vila depois do velho cinema ter sido deitado a baixo?
-Onde existe um coreto, como em tempos que já lá vão existiu?
-Onde existe uma nova escola primária?
-Onde existe um novo centro de apoio à terceira idade que apoie concretamente as muitas famílias carenciadas da nossa Vila?
Chega de perguntas? Por hoje fico-me.
Um abraço parta ti.
António

8:57 PM  
Blogger Elvira Carvalho said...

Amiga, não conheço S. Martinho do Porto, porque a única vez que aí estive, foi há uns bons 50 anos. Pelas fotos estará bonita, pelos seus comentários, e especialmente depois de ter lido o nosso amigo António, há muita coisa há espera que quem de direito tome providências.
Um abraço e resto de bomn Domingo.

7:00 AM  
Blogger paper-life said...

Excelente trabalho uerida Amiga.

Espreita no meu blog qd tiveres tempo como anda a Lapa , defendiida pelo Ipar. é só olhar para o chão, no Flickr tenho mais exemplos.

E... só numa rua.

Beijos.

BFS

2:31 PM  

Post a Comment

<< Home