Friday, March 21, 2008

SEXTA FEIRA SANTA!





"O símbolo da paz celebra hoje 50 anos

O símbolo da paz completa 50 anos com a chegada da Primavera. Este emblema circular, de traços simples, foi desenhado por Gerald Holtom em 1958 para reivindicar o desarmamento nuclear

Tendo surgido inicialmente para ilustrar a luta contra o armamento nuclear, o símbolo popularizou-se depois de uma manifestação em Trafalgar Square organizada pelo Comité de Acção Directa Contra a Guerra Nuclear.

O designer Gerald Holtom sugeriu então ao Comité que se criasse um emblema para que fosse possível associar uma imagem à causa – nasceu o «Ban The Bomb», conhecido hoje como o símbolo da paz.

Holtom inspirou-se numa cruz cristã e juntou-lhe os caracteres N (nuclear) e D (desarmamento), em alfabeto de sinais. Depois, rodeou-o com um círculo representativo do planeta Terra. Mais tarde, Holtom iria explicar que o emblema significava também «um ser humano em desespero», com os braços caídos.

Viagem para a América

Simples e directo, o recém-nascido símbolo da paz foi importado para os Estados Unidos, onde os diversos movimentos de contra-cultura que explodiram na década de 60 e 70 o empregaram em manifestações pelos direitos humanos, contra a guerra do Vietname e na luta pelo respeito pelos homossexuais.

O emblema começou a ser pintado nas Volkswagen coloridas dos hippies, nas suas roupas e murais, passeando de norte a sul dos Estados Unidos.

O pacifista americano Ken Kolsbun, amigo de Holtom à data da morte em 1985, afirma que o designer acabou por lamentar a conotação de desespero adjacente ao símbolo e quis pô-lo de cabeça para baixo."

(Retirado da net- Portugal Diário)


3 Comments:

Blogger paper-life said...

E não estamos de luto. A ressurreição já foi há 2008 anos. :)

Beijos Amigos. Boa Páscoa.

6:00 PM  
Blogger Um Momento said...

E aqui passo minha Querida Aramis para te desejar uma Santa e Feliz Páscoa
Beijo muito docinho ... em ti

(*)

10:39 PM  
Blogger Maria Faia said...

Querida Amiga,

Venho desejar-te uma Páscoa Feliz.

Beijo Amigo,

Maria Faia

10:23 AM  

Post a Comment

<< Home