Wednesday, October 24, 2007

PRÉMIO BEM ATRIBUÍDO!!!





















HOTEL PALÁCIO DO CAPITÃO
São Martinho do Porto

Fiquei hoje muito admirada ao me deparar com a noticia que passo a transcrever, publicada no Jornal Expresso do passado Sábado e que me deu mesmo muita alegria...

“Quando o antigo é um privilégio

A fiel reabilitação do Hotel Palace do Capitão, em São Martinho do Porto,
foi distinguida com o Prémio de Arquitectura Eugénio dos Santos,
da autarquia de Alcobaça

Quem vê hoje o Hotel Palace do Capitão, altivo e senhorial, desfrutando de uma vista desimpedida sobre a serena baía de São Martinho do Porto, não faz a menor ideia do desafio imposto a José Luís Fortunato, o actual proprietário, que apostou na sua reabilitação.

Gerir as exigências inerentes a um edifício classificado como património municipal e transformá-lo num hotel de «charme», conciliando as imposições da Direcção-Geral do Turismo e do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), não foi tarefa fácil. Porém, o esforço valeu bem a pena e o projecto de reabilitação, da autoria do arquitecto Sousa Lopes, foi recentemente distinguido com o Prémio de Arquitectura Eugénio dos Santos, da autarquia de Alcobaça.

Reconstruir no sentido mais puro, recuperando o espírito clássico e distinto de outras épocas, foi a intenção da família Fortunato ao investir na conversão desta casa apalaçada, outrora pertença a uma das figuras mais ilustres da terra, o capitão Jaime Granger Pinto.

Edificado em 1917, segundo um projecto do arquitecto Ernesto Corrody, o palacete é um exemplo do estilo Arte Nova, que os actuais proprietários fizeram questão de manter. «Tentámos que a casa ficasse exactamente igual ao que era. Da fachada aos interiores e aos azulejos que faltavam. Com os azulejos datados do início do século passado tivemos até muita sorte, pois o capitão Granger guardou uma caixa extra, para uma qualquer eventualidade. Quem diria que quase cem anos depois seriam mesmo utilizados e dariam tanto jeito?», conta Tânia Fortunato, directora da unidade hoteleira e filha do proprietário.

Das escadarias aos murais e vitrais, passando pelos gessos que adornam os tectos, nenhum pormenor foi descurado. «Até a cor da fachada tinha de se aproximar o mais possível do salmão alaranjado envelhecido da cor original», reforça a responsável.

Pai e filha insistiram em manter a linha clássica, até na decoração e acessórios. «Achamos que o antigo é um privilégio. Por isso nem as portas quisemos das mais modernas e mantivemos o estilo de cortinados pesados, típicos daquele tempo, em tons «bordeaux». Já para não falar das camas, que são todas estilo D. Maria», realça a directora do espaço, que foi também a responsável pela decoração do hotel, complementando o trabalho do pai, que através da empresa Fortunato Construções reconstruiu o palacete.

Os onze quartos recuperaram o estilo de outrora, cada um ostentando uma cor, uma cama D. Maria e um tecto em gesso diferentes. Em comum conservam a ambiência clássica conjugada com os habituais confortos modernos, como a net ou o ar-condicionado.

Apesar de satisfeita com o reconhecimento conferido pelo prémio, Tânia Fortunato não poupa críticas às morosas burocracias que emperram os projectos de quem quer investir: «Este prémio é um estímulo, mas não compensa a espera dos três anos para abrir o hotel devido às várias exigências das entidades envolvidas, com investimento parado. Aqui, em São Martinho, os palacetes foram quase todos destruídos e no seu lugar nasceram novos edifícios. É muito injusto para quem quer investir na reabilitação».

6 Comments:

Blogger Maria Faia said...

Querida Amiga,
S.Martinho tem preciosidade que importava preservar. Esta já está.
Mas, tenho muita pena que outra tivessem sido ou venham a ser destruidas para dar lugar a mamarrachos de betão...
A lei do lucro vai destruindo muito do que o engenho do passado plantou nessa terra de sonho.

Um beijo muito amigo para si.
Maria Faia

5:27 AM  
Blogger *Um Momento* said...

Uau...
Prémio bem atribuido mesmo

Parabéns !!

Beijo ... a sorrir
(*)

6:39 AM  
Blogger António Inglês said...

Aramis

Minha amiga, imaginas como fico satisfeito de te visitar hoje e encontrar este mais que merecido prémio ao Palace do Capitão, onde teremos a nossa Tertúlia na próxima Sexta Feira.
Dada a importância da notícia se não te importas vou levá-la comigo para o meu Porentremontesevales. Não fiques zangada, é que não li mesmo esta noticia.
Queria dizer-te também que te deixei por lá um anel de amizade que agradeço leves contigo.
Um abraço e parabéns a São Martinho do Porto, ao nosso amigo Fortunato, à sua filha e naturalmente ao Hotel Palace do Capitão.
José Gonçalves

1:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Amigo José Gonçalves,

Claro que não fico chateada... serve-te sempre do que quiseres como se fosse a tua casa!

Obrigada pelo anel de amizade, vou tentar colocar no blog - sabes que ainda não sei fazer muitas das coisas... um dia destes vou-te pedir umas explicações!
Muitos beijinhos

9:06 AM  
Blogger Elvira Carvalho said...

O Hotel é lindo. Já o tinha visto hoje lá no "Por entre montes e vales"
Bom fim de semana
Um abraço

3:46 PM  
Blogger Jorge P. Guedes said...

Sempre é de saudar quando se trata de construir com qualidade e dar emprego a mais umas dezenas de pessoas.

Neste caso ainda é mais pois colocou-se ao serciço da economia do país, que tão pobrezinha anda, um espaço importante para a região e para o fomento do turismo fora dos centros habituais.
S.Martinho do Porto merece-o e todos devemos agradecer a iniciativa finalmente concretizada após os inúmeros entraves postos por uma bu-rro-cra-ci-a administrativa entorpecente e desmotivadora, de bradar aos céus.

Um abraço.

8:48 AM  

Post a Comment

<< Home