Friday, September 28, 2007

DIA MUNDIAL DO TURISMO



Portugal vai ter cinco regiões de turismo em vez das actuais 19 que apesar de numerosas não cobriam todo o território. O novo mapa das regiões, que integra o diploma da desconcentração da administração central, deverá ser aprovada no próximo mês.






"Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve vão ser as cinco grandes regiões, fazendo com que nenhum concelho do país fique de fora do mapa turístico, ao contrário do que acontecia até aqui: Lisboa e Guimarães, por exemplo, não integram actualmente nenhuma região.

A alteração do número de regiões visa não só reduzir o seu número, considerado excessivo mesmo no sector, mas também “alargar o âmbito das regiões a todo o país e aumentar as suas competências”, explicou ao CM o secretário de Estado do Turismo. Entre aquelas competências encontra-se, exemplifica Bernardo Trindade, a definição dos roteiros turísticos.

A transferência de competências da administração central para as regiões de turismo será devidamente acompanhada da transferência de verbas, isto é, através de financiamentos que serão contratualizados através do Turismo de Portugal, acrescenta Bernardo Trindade.

Com esta redução de regiões, será possível concentrar esforços e recursos, na promoção não só regional, mas também nacional e internacional dos produtos turísticos locais mais significativos.

O número de regiões de turismo era tido consensualmente como excessivo e a sua redução era há muito defendida. Actualmente, existem as Regiões de Turismo do Alto Minho, Verde Minho, Alto Tâmega e Barroso, Nordeste Transmontano, Douro Sul, Serra do Marão, Centro, Serra da Estrela, Rota da Luz, Dão Lafões, Leiria-Fátima, Templários, Ribatejo, Oeste, Costa Azul, Norte Alentejo, Évora, Planície Dourada e Algarve."

(Portugal Diário)


Tenho esperança que, com esta nova divisão das Regiões de Turismo, o "nosso" São Martinho passe a ter mais divulgação no estrangeiro. Como actualmente é nula, tudo o que se fizer é decerto positivo! Esperemos melhores dias...

7 Comments:

Blogger Isamar said...

Espero que assim aconteça. A tua região é linda!

Deixo-te beijinhos e desejo-te um fim de semana calmo, alegre, pacífico...turístico.

8:49 AM  
Blogger António Inglês said...

aramis


Minha amiga, realmente eram muitas regiões de turismo,e sem dar cobertura total ao país.
Penso que irá haver mais duas regiões de turismo, que será a Região de Turismo da Madeira e a dos Açores, para além das cinco de que falas, não será?
No entanto eu não sei se concordo com a mistura de hábitos e costumes, só por ser do Norte ou do Centro. E dou-te um exemplo, o Minho não tem os mesmos objectivos, nem os mesmo interesses que Trás-os-Montes. Nem os usos e costumes são os mesmos. Nem as tradições, nem a gastronomia, nem os hábitos, nem as condições financeiras são as mesmas...
Mas manda quem pode, obedece quem deve...
Beijocas e um ganda fim de semana
José Gonçalves

12:31 PM  
Blogger Maria Faia said...

Querida Amiga,

Salvo melhor opinião, a nossa região somente será bem divulgada se os poderes autárquicos que elegemos fizerem alguma coisa por isso, o que, segundo parece, não tem acontecido até ao presente.
Veja como Alcobaça tem sido tratada enquanto membro integrante da Região de Turismo Leiria/Fátima...
Será só o facto de ficarmos integrados noutra região de turismo que vai alterar tudo? Penso que não mas aplaudo as iniciativas que a isso conduzirem.

Um beijo de Bom Fim de Semana
Maria Faia

2:24 AM  
Blogger Ernesto Feliciano said...

Amiga Aramis,

Espero também sinceramente que com esta nova reorganização das regiões de turismo, haja uma maior e melhor divulgação de São Martinho.

Bom fim-de-semana.

4:30 AM  
Blogger António Inglês said...

BOM FIM DE SEMANA


José Gonçalves

3:38 PM  
Blogger Jorge P. Guedes said...

Talvez sim, acredito até que venha a revelar-se vantajoso.

A ver vamos.

Um abraço.

4:11 PM  
Blogger Meg said...

E para que serviam tantas Regiões de Turismo? Não se sabe? Tachos.

Pois que venham as cinco, que só podem trazer mais proveito.

Beijinhos

6:12 AM  

Post a Comment

<< Home