DARFUR
Dia Global por Darfur
O Largo Camões vai receber, este Domingo – 16 de Setembro, a edição nacional do “Dia Global por Darfur”. A Plataforma África, proponente da Campanha “Por Darfur», reúne sete organizações não governamentais e promove este evento com o objectivo de “sensibilizar a sociedade civil para este drama humanitário e, por outro, colocar este tema na agenda política internacional, de forma a criar uma Força de Paz com verdadeira intervenção humanitária para aquela região do Sudão”, lê-se em comunicado de imprensa.
A partir das 18h, várias acções marcam o dia de Domingo, no Chiado. Estará presente uma exposição com fotografias de Darfur; vai ser possível subscrever uma Petição à Presidência da União Europeia pedindo a inclusão da situação em Darfur na agenda da Cimeira da EU / África e sobre a entrada das forças de manutenção de paz das Nações Unidas no Darfur; e será ainda pedida a colocação de uma venda preta nos olhos de todas as pessoas presentes durante 30 segundos.
Ao final da tarde, formar-se-á um cordão humano para escrever a palavra Darfur.
Mais de 200 mil pessoas terão morrido e mais de dois milhões foram obrigadas a abandonar as suas casas em consequência da guerra civil que devasta a região do Darfur (um território da dimensão da França) há mais de quatro anos. Os combates opõem grupos rebeldes ao Governo islâmico de Cartum.
Em resposta à insurreição, o Exército armou as tribos nómadas locais, há anos em conflito com os agricultores negros da região e agora responsabilizadas por ataques indiscriminados contra várias aldeias.
Cerca de 3,5 milhões de homens, mulheres e crianças na região de Darfur carecem de ajuda humanitária, o que representa mais de um terço da população portuguesa. Outros números indicam que 2,5 milhões de darfuris perderam as suas casas desde o início do conflito, o que corresponde à população da cidade italiana Roma, que tem o mesmo número de habitantes.
Vera Moutinho
7 Comments:
Esta á talvez uma das maiores vergonhas para a Humanidade.
Tant desperdício e tanta fome.
Tanta incongruência, tanta desumanidade. Mas isto tudo se passa... LÁ LONGE, Aramis!
Belíssimo este post, pela fraternidade, pelo alerta.
Um abraço sentido
Olá Meg, concordo perfeitamente contigo!
Beijinhos e bom fim de semana.
Um dos maiores problemas da humanidade nos dias de hoje.Não podemos calar tanta injustiça, tanta crueldade,tanta desumanidade.
O mundo não pode abandonar estas gentes. Não nos calemos.
Beijinhos
Post de louvar
Abraço Darfur... sentidamente
A ti...
Deixo um beijo
(*)
Bom inicio de semana :)
Olá Aramis
Minha querida amiga, Darfur é uma das grandes calamidades da Humanidade, das quais nos devíamos todos envergonhar.
Estou solidário, como sei que também estás.
Vim desejar-te uma boa semana.
José Gonçalves
Um Universo que a todos deveria de "desassogar"....
A distribuição da riqueza universal ainda é uma mera miragem, infelizmente.
Abraço
Paulo
Querida Amiga,
Pelo fim do terror e da desumanidade no Darfur, lutemos todos.
Esta sociedade em que vivemos, dominada pela lei do mais forte económicamente é tão cruel e falsa que, por vezes, me dá vómnitos ouvir certos políticos subservientes ...
É revoltante tanta desumanidade.
Um beijo amigo para si e,
parabéns pelo post. É nosso dever gritar bem alto as injustiças cometidas pelos senhores todos poderosos.
Maria Faia
Post a Comment
<< Home