Monday, May 26, 2008

QUE TRISTEZA MEUS SENHORES...!


“Descargas poluem Baía de S.Martinho

Vários pescadores queixaram-se pelas sucessivas descargas na Baía de São Martinho do Porto, alegando que vem de uma estação elevatória junto ao cais que está sucessivamente avariada.

O cheio nauseabundo e a cor negra da areia indiciam aquilo que os pescadores reclamam há muito, descargas na Baia de São Martinho do Porto, só visíveis na maré baixa, como retrata a imagem.

Contactada a empresa Águas do Oeste, fonte referiu que a estação elevatória não lhe pertence, mas sabem que há reclamações acerca daquele equipamento.

Em comunicado o Pelouro do Ambiente transmitiu que “o Município não teve conhecimento de qualquer descarga”, e ressalvam que “ainda esta manhã, (dia 8 de Maio) estiveram no local engenheiros da autarquia e não registaram qualquer ocorrência”.

Porém, segundo o vereador da CDU, Rogério Raimundo, que levou este assunto à reunião de executivo, foi-lhe garantido pelo vereador Vinagre que “telefonou e confirmou que não houve nenhuma descarga nem na zona do cais nem na Vala Real”, contrariamente ao que mostram as imagens.

Rogério Raimundo interpelou também a câmara no sentido de “ter registos de descontentamentos porque se anunciou que a obra da marginal acabaria com a despoluição e houve descargas poluidoras dos esgotos, junto ao cais em frente à estação elevatória e de novo, na Vala Real na zona dos Medros”.

Aproveitando este problema ambiental os pescadores reclamam também por uma intervenção na Baía, já que o assoreamento visível dificulta a atraque de barcos ao cais, o que faz fugir os pescadores para a Nazaré.

Relativamente às dragagens, o Pelouro do Ambiente relembra que “foi efectuada há cerca de quatro anos uma dragagem na baía e que obras deste porte não podem ser efectuadas todos os anos”.

De qualquer forma, acrescentam que esta tarefa “deve envolver outras entidades como o Instituto Portuário e o INAG (antigo responsável), uma vez que são as entidades com jurisdição para tal”, esclarecem.

Já Rogério Raimundo descreve que “o assoreamento da barra e junto ao cais, piorou, o que torna impossível a atracagem de embarcações em maré baixa”, invocando a resposta de Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara de Alcobaça que lhe terá dito que está “a pressionar o INAG” para solucionar o problema.”

In "Jornal Região da Nazaré"



São estas e outras ocorrencias que nos levam a pensar que todo o processo de requalificação só está feito "por cima" e para aquilo que os olhos alcançam! Sim, porque problemas de esgotos já houve mais... Ha cerca de um mês, durante um periodo em que a chuva foi mais forte, a NOVA estação elevatória que está situada no novo parque infantil, disparou e... nem queiram saber como ficou o Largo Vitorino Frois (onde se encontra aResidencial Concha e o Café Samar), começaram a sair nitidamente de tudo quanto era buraco no chão, aguas do esgoto, a tal ponto que se tornou uma inundação com "os ditos escrementos" a boiar! Claro, tiveram de vir os Bombeiros para que com uma bomba conseguissem limpar e passar para as cisternas do carros com deposito a quantidade de porcaria que dali saiu.

Falamos dos assuntos, perguntamos o que se passa, tentamos que os responsáveis pela Obra de Requalificação Urbana não vão embora sem deixar tudo como deve de ser, e as respostas são: estamos a tentar falar com a Camara Municipal, vamos tentar isto ou aquilo e enfim... como sempre não se faz nada!!! Sim, rigorosamente nada. E as respostas para a comunicação social são como podem verificar no texto acima mencionado :
"
o Pelouro do Ambiente transmitiu que “o Município não teve conhecimento de qualquer descarga”, e ressalvam que “ainda esta manhã, (dia 8 de Maio) estiveram no local engenheiros da autarquia e não registaram qualquer ocorrência”.

Como serão estas visitas ao local? Será que são mesmo com olhos de ver? Decerto que não!...
Para este caso, basta a maré estar cheia para não se perceber! Se estes senhores se passearam pelo cais a essa hora e talvez conversando entre si, como é que puderam ver alguma coisa? Até nem acredito que tivessem andado a pé, senão teriam reparado no estado em que ficou o piso do cais, perfeitamente irregular e cheio de buracos! É bom para torcer os pés...
Decerto chegaram nos seus carrinhos pagos por nós, até talvez com motorista, pararam, olharam e depois... se calhar uma almoçarada também à nossa conta!

Por tudo isto e "aquilo que se sabe" cá da nossa terra, o titulo escolhido: Que tristeza meus senhores...!

3 Comments:

Blogger António Inglês said...

Minha querida amiga Aramis

Se bem te deves lembrar, quando começaram as obras de requalificação da marginal de São Martinho, alguém questionou o Dr. Gonçalves Sapinho a propósito do "timing" do início das obras, um mês antes do verão.

Do alto da sua sapiência, o Dr. Sapinho respondeu, em jeito de quem passa um enorme atestado de ignorância a quem lhe fez a pergunta, que elas tinham sido iniciadas naquela altura porque era preciso começar a preparar todo o subsolo, uma vez que toda a rede de esgotos estaria ultrapassada e obsoleta, e dessa forma, adiantava-se serviço. Após a paragem que as mesmas teriam durante os meses de verão, as obras recomeçariam então, tendo com aquela medida sido ganho algum tempo, ajudando a cumprir prazos que tinham sido prometidos e contratados.

No fim das obras (será que já chegaram ao fim?), numa entrevista a um órgão de comunicação social local, o mesmo Dr. Sapinho afirmava aos quatro ventos, que o principal da requalificação estaria debaixo da terra, pois toda a rede de esgotos fora renovada e actualizada.

Como contas e muito bem, há uns tempos atrás, num dia em que a chuva foi abundante, a bomba existente sob o solo do agora parque infantil, outrora largo do turismo, disparou e os esgotos fizeram-se sentir, inundando a Samar e a Residencial Concha com tudo o que era "trampa". Afinal em que ficamos?

Também a oposição detectou descargas de esgotos para a Baía que vieram a ser confirmados e a sua responsabilidade assumida pelos Serviços Municipalizados, tendo estes afirmado que essas descargas teriam sido apenas de dois ou três dias, quando todos nós sabemos que foram efectuadas durante duas ou três semanas. Depois disso, novas descargas já vieram a ser efectuadas para a Baía, pelos mesmos agentes poluidores, e novamente as denunciámos.

Na altura apresentámos queixa à GNR que tomou providências e a situação foi entretanto resolvida. Não se sabe no entanto se definitivamente.
Ficamos esperançados que sim mas estamos atentos.
Agora aparece esta extraordinária foto que vem trazer à luz do dia mais uma prova de que "alguém" está a fazer descargas para a Baía.
Não se vê quando a maré está cheia, é certo, e se calhar nem em todas marés-baixas se consegue detectar esta descarga, que ao que parece deve estar neste estado há muitos anos.

Pasmo com as reacções camarárias que deveriam ser mais de intervenção imediata, no sentido de se saber de onde vêm aquelas descargas e exigir explicações para mais este atentado à saúde pública, exigindo a rápida correcção aos responsáveis. Ao contrário, são exímios a sacudir a água do capote.
A culpa não é deles e há que encontrar as entidades que devem movimentar-se.

Quem não tem culpa disto tudo, somos nós, pacatos cidadãos a quem nos é exigido tudo e mais alguma coisa e que quando falhamos nos obrigam a pagar tudo com língua de palmo.
Fico assim a tentar perceber, que raio teriam sido as tais obras importantes, feitas abaixo do chão a que o Dr. Sapinho referiu, pois afinal a poluição continua, não obstante as vigorosas afirmações de que a Despoluição da Baía de São Martinho do Porto está em marcha.
Acrescento ainda o facto de o mau cheiro ser agora uma constante na marginal, vindo dos medros, coisa que não existia antes de todas estas obras da renovação da ETAR, e da requalificação e despoluição da nossa Baía.

Lembrar-me eu que os engenheiros da Câmara estiveram por cá e nada detectaram. E sabiam desta descarga? E depois onde almoçaram? No farol?
Sabes qual é o restaurante não sabes? É aquele que segundo consta tem um depósito de gás enterrado na areia. Terá? E autorizado por quem?
Assim vai a vida da população de São Martinho do Porto. Cada um tem os responsáveis que merece. Não fomos nós que os pusemos lá?
Um abraço e obrigado pela divulgação destas denúncias.
António

1:58 PM  
Blogger Isamar said...

E assim, pouco a pouco, a Terra vai entrando em rota de colisão com a vida. Até onde nos levará a poluição? É mais ou menos assim por toda a parte.

Beijinhos

12:18 PM  
Blogger António Inglês said...

Aramis

My dear friend, desejo-te um fim de semana na "maior".
Espero que tudo esteja bem com os teus pais.
Já não te ponho os olhos em cima há muito tempo. Vê lá se me encontras, ok?
Jinhos, muitos
António

12:36 PM  

Post a Comment

<< Home